[SP-pm] Aplicativos Perl em Windows

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Sat Apr 9 15:20:58 PDT 2011

    Eduardo> Boa tarde, pessoal.  Eu estou querendo saber de vocês quais
    Eduardo> são as opções para desenvolver aplicativos Perl para
    Eduardo> Windows que possam ser distribuidos usando instalador e que
    Eduardo> funcionem sem precisar instalar outras dependências. E, de
    Eduardo> preferência, sem recorrer a soluções proprietárias.

    Eduardo> Algum de vocês já fez algo assim? Há aplicativos que
    Eduardo> funcionem dessa maneira hoje?

Sim, perl rodando na sua máquina windows é um executável windows como
outro qualquer e você pode usar qualquer tipo de criador de instalação
como o installshield para copiar os arquivos pro lugar certo, criar os
atalhos, etc.
O que eu recomendo é você distribuir o perl inteiro junto com a
aplicação, no caso, isso simplesmente envolve copiar o diretório do perl
e colocar sua aplicação lá dentro (é possível que precise de outros
ajustes). Uma alerta, apesar de não haver nenhum impecilho técnico para
fazer isso, você precisa adquirir uma licensa da Active State para
distribuir o perl deles junto com sua aplicação, mas você pode pegar o
fonte do perl e compilar no windows com mingw ou coisa que o valha. Ou
então usar o strawberry perl que já tem tudo pronto e é de graça.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/