[SP-pm] Divulgação do São Paulo Perl Workshop

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Thu Apr 7 06:53:34 PDT 2011

Pessoal,

O principal motivo de todo o sacrifício para organizar o SP Perl Workshop é
colocar a marca Perl no lugar devido. Em momento algum viemos (nós os
organizadores) nós queixar das dificuldades que estamos enfrentando e nem
faremos isto, pois assumimos os riscos, mas a apatia da comunidade Perl tem
feito eu analisar outros aspectos da nossa comunidade.

Com exceção de uns poucos membros, é impressionante a falta de adesão e
empenho na divulgação do nosso Workshop. Alguns podem num primeiro momento
argumentar que isto se deve ao fato de que estamos cobrando pelo evento, mas
isto não é verdade pois mesmo em eventos grátis a adesão sempre foi muito
limitada.

Temos vários membros de outras comunidades, talvez o Akita como o mais
notório, empolgada e empenhada na divulgação do nosso evento (sim NOSSO pois
na site estamos dizendo que é um evento com a marca São Paulo Perl Mongers)
mas não vejo o mesmo da comunidade como um todos.

Este email me entristece pois estou tendo que implorar para que a divulgação
do evento seja multiplicado retwitando o @sppm_workshop e multiplicado nas
listas, enquanto este seria o comportamento mínimo desejado de uma
comunidade empolgada.

Para quem ainda não se deu ao trabalho de visitar o site do evento, este
workshop não é apenas o Larry Wall ou Brad, como se isto fosse pouca coisa
(ah meus deuses, eu gostaria de ver a mobilização da comunidade de ruby se o
Yukihiro Matsumoto viesse ao Brasil, ou da comunidade de python com o Guido
van Rossum), mas também temos excelentes palestrantes abordando assuntos
preciosos nas diversas etapa da produção de um sistema. Temos renomados
profissionais que falará sobre empreendedorismo, sobre capacidade planejada,
sobre padrões aberto, etc.

Atualmente o Perl é alvo de preconceito, e está sendo um trabalho ardo
desenvolver meio de comunicação para quebrar este gelo. As pessoas fora da
comunidade Perl tem elogiado muito a qualidade e diversidade do equinócio,
por exemplo. O workshop é outra aposta que estamos fazendo para colocar o
Perl novamente na discussão de comunidade viva e pujante, mas esta apatia me
faz pensar se os preconceitos com relação ao Perl não é algo fundamentado
por nos mesmos.

O fato é que se eu consigo motivar o Akita com um evento deste, mas não
consigo motivar vocês, não sei o que fazer para motiva-los.

Abraços,

Solli M. Honório