[SP-pm] Desfecho do Curso de Desenvolvimento Web Moderno

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Mon Feb 7 16:38:02 PST 2011

Como alguns devem saber, semana passada eu e o Wesley organizamos um
curso entitulado "Desenvolvimento Web Moderno" na FEI. Houveram cerca de
15 partiticipantes. Eu tinha preparado o curso com uns slides e tal, mas
na última hora resolvi adotar uma metodologia mais "freestyle" usando o
quadro e algumas demonstrações no computador.

Durante os 4 primeiros dias, mostramos alguns conceitos básicos de
desenvolvimento como noções de programação orientada a objetos, como
funciona o protocolo HTTP, e como funciona a "stack" da web moderna com
perl (camada de negócios no core + serviços auxiliares como caching,
equilíbrio de carga e autenticação, cada um nas suas próprias
camadas). Depois eles aprenderam o básico de Catalyst, Template Toolkit,
DBIC e git, montei um repositório e todo mundo trabalhou junto numa
aplicação, foi uma espécie de mini-hackathon para ilustrar como a adoção
da arquitetura consegue auxiliar o desenvolvimento coletivo. No final,
integramos algumas das funcionalidades que os alunos implementaram e
terminamos com um mini-twitter razoavelmente funcional.

--
Eden Cardim
Software Engineer