[SP-pm] [OT] Gramática

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Tue Feb 1 07:15:05 PST 2011

On 1 Feb 2011, at 15:20, Eduardo Verissimo wrote:
> "Você" é contração de "vossa mercê", que era a maneira como uma pessoa deveria se dirigir a um nobre em Portugal há alguns séculos. Acho que é usado principalmente aqui em SP, de maneira coloquial. Mas depois de tudo ainda há a questão principal: toda a brincadeira deve ser coloquial? Resposta: não. :)

Curiosamente, "você" ainda é considerado pronome de tratamento pessoal formal. Um empregado se refere ao patrão como "você", e filhos bem educados se dirigem aos seus pais por "você". E o informal é a segunda pessoa. É divertido ver pais falando com crianças. As crianças se dirigem aos pais na terceira pessoa (por respeito e educação) e os pais se dirigem às crianças em segunda pessoa (por que filhos podem ser tratados com informalidade e intimidade pelos pais).

Meus BRL$0.02 viajados. ;)
Putamplexos