[SP-pm] Map Reduce

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Thu Jan 13 07:33:44 PST 2011

2011/1/13 Eden Cardim <edencardim em gmail.com>
[...]

> Não, o parrot é uma VM open source[1] sobre a qual roda o Rakudo Perl 6.

Então, como eu disse antes:

"se o Perl tivesse uma versão que gerasse bytecode no padrão de JVM"

"JVM". Não "QualquerVM".

Acho legal, escrever compiladores e assemblers e coisas a fim é muito
divertido, mas de boa, essa Parrot tem alguma coisa que seja tão específica
de linguagens dinâmicas, que a Java VM ou uma CPU física não teria? Pelo que
vi, me pareceu que não. Me pareceu apenas que é Yet Another VM, sabor
papagaio. Não foi isso o que eu quis dizer.

Eu quis dizer algo como o Jython é para o Python, ou como o JRuby é para o
Ruby. Codificar em Perl, executar na VM do Java.

E mais: de graça, você ganharia acesso a biblioteca de classes do Java, que
também ganha em padronização. Drivers nativos em Java (bytecode, a gente não
precisa mexer em código Java pra isso) para bancos de dados, serviços de
mensageria e outros, ficam automagicamente disponíveis. Os grandes players
(tirando talvez a Microsoft, por motivos óbvios), se padronizaram em torno
do Java. Por que não tirarmos proveito disso?

E claro, por que eu não faço isso, já que acho tão legal a idéia? Me dá um
dia de 72 horas que te darei o mundo. Não sobra tempo, não sobra prioridade,
em breve planejo fabricar humanos daí vai sobrar menos tempo ainda, enfim...
fica para a próxima.

Then again, just my $two_cents.

--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]