[SP-pm] [OT] Possível Oportunidade

Stanislaw Pusep creaktive at gmail.com
Thu Jan 13 03:42:31 PST 2011

> [...]
>
> Bom, devaneando um pouco do tópico. A arquitetura do mysql/pg é de
> cliente/servidor, *bem* diferente do SQLite e bem mais complicado de
> implantar/distribuir. No sqlite as operações são executadas de forma
> descentralizada (por isso a necessidade de lock a nível de arquivo). Em
> muitos casos o ROI dessa complexidade inviabiliza o uso de mysql/pg
> invés de sqlite, principalmente em aplicações que são tipicamente
> mono-usuário (browsers, editores de texto, clientes de email, software
> para dispositivos móveis em geral, etc.), e é pra esses casos que o

MySQL só não precisa de "lock explícito" por que ele é o único quem acessa
os seus próprios arquivos (duh) então supõe-se que use um mecanismo interno
coerente para sequenciar os acessos ao storage.
E nada impede que o SQLite seja usado como *backend* para um modelo
cliente/servidor: http://users.libero.it/irwin/

> Voltando ao tópico, a discussão sqlite vs mysql/pg é pouco relevante na
> discussão sobre blog porque bancos de dados relacionais são pouco
> adequados para o core de um blog, como já demonstrei em posts
> anteriores.

Presumo que a sua definição de um "blog" seja diferente da minha :)
Eu me sentiria desmotivado se tivesse que implementar esse site do zero:
http://iwatcher.net/ (observe especialmente isso: http://iwatcher.net/feeds/
)

> [...]
> implementação de gestão do hardware do sistema operacional em todas as
> variações de plataforma onde ele vai ser implantado, o que é inviável em
> termos de gestão de projeto, por isso nenhum banco de dados faz isso
> (pelo menos o mysql e o postgresql não fazem). Posso estar enganado mas
> a única forma que vejo de viabilizar isso seria se o datacenter
> fornecesse patches pro banco de dados operar dessa forma. A Percona, por
> exemplo, é especializada em fazer esse tipo de coisa com mysql, mas eles
> cobram muito mais do que seria viável prum datacenter.

Essa é a verdadeira beleza de um sistema UN*X ;)
É só uma questão de acessar um /dev/sda1 e mandar um ioctl() para desativar
o cache do OS:
http://dev.mysql.com/doc/refman/5.5/en/innodb-raw-devices.html