[SP-pm] [OT] Possível Oportunidade

Alexei Znamensky russoz at gmail.com
Wed Jan 12 16:54:50 PST 2011

Russo mode: devil's advocate drunk. (no caso, o bêbado sou eu)

2011/1/12 Eden Cardim <edencardim em gmail.com>

> Voltando ao tópico, a discussão sqlite vs mysql/pg é pouco relevante na
> discussão sobre blog porque bancos de dados relacionais são pouco
> adequados para o core de um blog, como já demonstrei em posts
> anteriores.

so you say

>    Stanislaw> Datacenters decentes usam servidores dedicados para banco
>    Stanislaw> de dados (alguns usam até discos dedicados, evitando o
>    Stanislaw> overhead do filesystem).

Não tenho a mais porca idéia do que o Stan quis dizer com isso, mas...

> Como assim "evitando o overhead do filesystem"? Pra não passar pelo
> filesystem, o software do banco de dados precisaria conhecer detalhes de
> implementação de gestão do hardware do sistema operacional em todas as
> variações de plataforma onde ele vai ser implantado, o que é inviável em
> termos de gestão de projeto, por isso nenhum banco de dados faz isso

O Oracle acessa (e recomenda, ao invés de usar "arquivos" no file system
nativo) raw partitions do disco, para poder ele mesmo determinar o algoritmo
de movimentação das cabeças dos discos, ao invés de deixar isso a cargo do
S.O.  Se é melhor ou pior, fica a cargo do leitor.

[]s,
--
Alexei Znamensky [russoz_gmail_com] [russoz.wordpress.com] [
www.flickr.com/photos/alexeiz]