[SP-pm] Estatico vs Dinamico era Re: [OT] Possível Oportunidade

Frederico Recsky listas at imovlr.com
Tue Jan 11 17:05:56 PST 2011

Olá,

2011/1/11 Thiago Rondon <thiago at aware.com.br>:

> Frederico,
>
> Você lembrou de um ponto importante para esta discussão, conceitualmente o
> Movable Type é estático e o Wordpress é dinâmico. Há plugins - que o próprio
> criador do WP, Matthew, recomenda - para melhorar a performance do Wordpress
> utilizando o mecanismo estático.

Sim e não, padrão é estatico mas para alguma coisa diferente tem a
opção dinâmica.

As vezes é necessario ser flexível, pelo menos entre os meus clientes
é comum ter "alguma coisa" dinamica e o conteúdo principal
"publicado", publicado é a palavra para arquivo em disco. Quando você
publica um arquivo em disco, ele não é lido necessariamente toda vez
do disco, na verdade a tendencia é ele ficar no minimo com a pagina do
começo em cache no S.O.

*Eu* acho uma gambiarra salvar um post inteiro no banco de dados,
dependendo da complexidade do site eu salvo um post num arquivo, e
referencias, tags, indexes e outra tralha no banco de dados porque faz
sentido perguntar por essas coisas, e dizer "me da o post todo".

Normalmente quando algum busca alguma coisa num blog pequeno não faz
mal a ordem de grandeza da busca. Quando precisa de busca complexa eu
ponho  google search apontando para site: e deixo quem sabe fazer.

Se me pagarem muito bem, eu escrevo uma busca para o blog do cara. :)

-- Frederico Recsky
http://frederico.us/devel