[SP-pm] [OT] Possível Oportunidade

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Tue Jan 11 04:23:43 PST 2011

    Blabos> Pera aí,
    Blabos> Uma coisa é completamente ortogonal à outra.
    Blabos> Uma coisa é como os dados são armazenados.
    Blabos> Outra coisa é como o usuário editor do blog interage com ele. São camadas diferentes.

Mas armazenar num filesystem dá mais possibilidade de interação.

    Blabos> Eden, os detalhes que eu me refiro são também esses, e
    Blabos> principalmente não me preocupar em pensar em quais
    Blabos> detalhes. Estou mais habituado a utilizar o banco do que o
    Blabos> filesystem. *Eu* provavelmente desenvolvo uma aplicação que
    Blabos> acesse banco, bem mais rápido e bem memos insegura que uma
    Blabos> aplicação que manipule diretamente o filesystem.

Mas se você não sabe resolver problemas de segurança no filesystem, você
também não vai saber resolver num banco de dados, por extensão.

    Blabos> Não to discutindo a qualidade da escolha, ok?

    Blabos> Agora a forma como o usuário vai interagir com o blog, não
    Blabos> tem nada a ver com a camada de dados. Isso é View, é
    Blabos> interface. Dizer que um blog que armazene posts em arquivos
    Blabos> precise ser editado com o vi, é o mesmo que dizer que um
    Blabos> editor do WP precisa dar insert manual via prompt do
    Blabos> mysql. "por favor neh tem que ser muito bitolado mesmo."

A questão é que usando um filesystem, a view depende apenas da
habilidade do usuário de manipular esse model. Por exemplo, se você
souber usar vi e ssh, você acaba de ganhar uma view poderosa para editar
o seu blog. Se você souber usar emacs, melhor ainda. Se você não souber,
continua na view baseada em interface web.

    Blabos> Se antes havia confusão sobre o que era estático ou
    Blabos> dinâmico, agora há confusão sobre o que é view e o que é
    Blabos> model.

A confusão está no fato de que alguns models são mais adequados pro
domínio em questão do que outros. Eu ainda não vi um argumento nesse
discussão que favoreça o uso de um banco de dados pro caso de um blog.

    Blabos> Só voltando ao que eu estava dizendo antes, neste caso, se
    Blabos> eu escolho usar banco, eu uso os mesmos argumentos que eu
    Blabos> usaria para vestir azul esta manhã: puro gosto, não técnica.

Isso é um argumento válido, você pode fazer o que gosta, algumas pessoas
gostam de vestir couro e levar chicotadas. :) Eu acho que em casos de
empresas, o argumento é de que é mais barato contratar um equipe de
macacos que só sabem colar mysql com php invés de contratar um(ou mais)
analista(s).

    Blabos> O importante é que a arquitetura permita que eu mude a
    Blabos> camada de modelo de Postgres para MySQL, para xml, para
    Blabos> yaml, para txt, ou pergaminhos em papiro, etc.

Essa é uma arquitetura desnecessária, onde existir um banco de dados,
xml ou yaml, vai ter um filesystem. Pergaminhos de papiro não são
viáveis economica e tecnologicamente :)

--
Eden Cardim
Software Engineer