[SP-pm] Opiniões sobre Catalyst Web Framework

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Fri Jan 7 10:14:51 PST 2011

    Rogerio> Estou postando essa mensagem na lista, pois acredito que
    Rogerio> não lugar melhor para chegar a uma conclusão. Já conheço
    Rogerio> alguns Frameworks, CMSs, etc..., e algumas linguagens de
    Rogerio> scripting. Eu tenho um projeto para iniciar e andei
    Rogerio> pesquisando sobre o Catalyst, apesar de conhecer Rails, e
    Rogerio> como não gosto muito de Django, a pesar de gostar de
    Rogerio> python, eu tenho pretensão de usar o Catalyst neste
    Rogerio> projeto. Por isso gostaria de saber de vocês, já que aqui é
    Rogerio> a vossa praia, sobre suas experiências com o Framework,
    Rogerio> tais como: Agilidade para Produzir Resultados, Performance,
> [...]

Minha opinião sobre o Catalyst pode ser um pouco tendenciosa porque eu
sou colaborador do projeto, mas acredito que o ponto forte do Catalyst é
sobre-tudo na forma como ele suporta a engenharia completa da aplicação,
desde os ambientes de desenvolvimento até a resolução de dependências,
testes, distribuição homologação e implantação em produção. O fato de
que o Catalyst está por trás de aplicações "grandes" e "complexas"
costuma criar uma mística de que é um framework complicado, mas na
verdade, o core do Catalyst é apenas um mecanismo de dispatch com
suporte a "plugins". Em cima desse core você empilha componentes que
estão disponíveis no cpan (que possui um ecossistema imenso e muito
bem-organizado) pra montar sua aplicação, a forma como você faz essa
construção é que vai determinar a velocidade da sua aplicação, mas de
novo, você só precisa pagar pelo que vai usar. É uma abordagem contrária
à maioria dos frameworks que tentam te dar um pacote de soluções
pré-integradas e acabam fazendo você pagar por componentes
desnecessários.

--
Eden Cardim
Software Engineer