[SP-pm] Algumas duvidas sobre Perl

thiago glauco thiagoglauco at ticursos.net
Wed Sep 22 17:31:57 PDT 2010

Suissa wrote:
> Me surgiu uma duvida, creio que Ruby não seja mais rápido que perl
> correto? Mas C é mais rápido né?
I'm so glad you ask!!!!

O C executa mais rápido, mas compila muiiito mais lento!!! Isso faz com
que seja mais vantajoso, mesmo que o programa final seja em C,
prototipar em Perl.
Um detalhe importante é: O tempo de reação do ser humano em situação de
stress é 0.250s então programas que fazem iteração com o usuário não
precisam ser mais rápidos que isso entre uma iteração e outra!!!
Detalhe, no caso do Perl, é que os 5 milésimos de segundo do hello world
contam como compilação e execução.

/*[root em thiago thiago]# time ./hello */

/*hello */

/* */

/*real 0m0.002s */

/*user 0m0.000s */

/*sys 0m0.001s */

*[root em thiago thiago]# time perl -e 'print "Hello\n"' *

*Hello *

* *

*real 0m0.005s *

*user 0m0.002s *

*sys 0m0.002s *

Como prova, um print “Hello\n” em C executa em menos da metade do tempo
que em Perl. Porém o tempo de compilação do C é maior:

/*[root em thiago thiago]# time gcc -o out1 hello.c */

/* */

/*real 0m0.072s */

/*user 0m0.039s */

/*sys 0m0.024s*/

/*
*/

/*Comparando com o Java:*/

/*[root em thiago thiago]# time javac Hello.java */

/* */

/*real 0m1.036s */

/*user 0m1.417s */

/*sys 0m0.072s */

/*[root em thiago thiago]# time java Hello */

/*Hello World */

/* */

/*real 0m0.138s */

/*user 0m0.071s */