[SP-pm] The Definitive Guide to Catalyst

Nuba Princigalli nuba at fastmail.fm
Sun Aug 29 09:46:14 PDT 2010

Caros,

Hoje eu estou usando starman + nginx, mas usei muito mod_perl antes.

Acho que posso oferecer minha perspectiva:

On Sat, 28 Aug 2010 15:12 -0300, "Eden Cardim" <edencardim em gmail.com>
wrote:
> Cara, eu não concordo, eu acho que o mod_perl complica as coisas
> desnecessariamente. Com a abordagem do mod_perl de embutir o
> interpretador de perl no apache você não consegue fazer atualizações
> com -downtime porque você precisa reiniciar o apache para poder
> atualizar a aplicação, com fastcgi você simplesmente inicia um novo

Reload do módulo sem downtime:

http://perl.apache.org/docs/2.0/api/Apache2/Reload.html

Cara, mod_perl é herança de uma época em que fazia sentido enfiar um
perl embedded no apache para ter mais poder sobre o request. Não tinha
essa variedade de perl http daemons e frameworks que temos hoje, nao
tinha nginx, não tinha memcached, nao tinha varnish, se você queria
fazer algo fancy no request tinha que procurar o respectivo
mod_whatever.

E apache por muito tempo segurou o tranco, e até hoje tem
as suas conveniencias. vale a pena lembrar disso antes de sair chutando
o cachorro velho...

> Outra coisa é que a assinatura de memória da sua aplicação usando
> mod_perl é bem maior, porque cada fork vai conter um interpretador de
> perl inteiro + sua aplicação. Se não me engano tem como tweakar isso
> pra compartilhar a memória da aplicação mas não vejo como fazer isso

É só invocar os módulos que você quer com

  PerlRequire /path/to/startup.pl

Daí pra frente eles são compartilhados por todos os childs. E pra vigiar
a saúde deles tinha

  PerlCleanupHandler Apache2::SizeLimit

> Fora o  fato de que usando mod_perl você está preso ao apache enquanto
> que  com fastcgi você usa qualquer middleware que tenha suporte ao
> protocolo.

Sim. Ok. Na época haviam menos alternativas, logo estar pendurado no
apache não era tão ruim assim, pelo contrário, ele era o poster child
opensource que cada dia ganhava market share no netcraft.com.

Abraco,
--
Nuba R. Princigalli  nuba em pauleira.com  http://pauleira.com  @nprincigalli
Discipline is not an end in itself, just a means to an end. - King Crimson