[SP-pm] Duvida: usar arquivo TXT ou tabela com campo array

Renato Santos renato.cron at gmail.com
Fri Jul 30 04:07:11 PDT 2010

Oi pessoal,

Eu uso postgres, e hoje, temos uma tabela que guarda todos os meses que uma
pessoa participou do sistema:
Digamos que seja ela assim:
*id_pessoa bigint*, *mes int*

Essa tabela, esta hoje, com 11,200,000 registros (por cima, nao fiz o count)
pois limpamos para deixar apenas com os 14 ultimos meses.

Porem, a quantidade de *id_pessoa* distintos nao deve passar muito de
1,000,000 mesmo passsndo alguns anos.

Então sugeri que usamos um campo *meses int[]*.
Assim, teriamos apenas 1 *id_pessoa* e jogaríamos os meses usando o*array_push
*

Porém, eu estava pensando antes de dormir hoje...
"E se usar-se mos um arquivo PLAIN TEXT mais ou menos assim:
id_pessoa:mes1,mes2,mes13"...

De certo, poderíamos acessar um *id_pessoa* rapidamente (nao sei o quanto
mais rápido que o banco) usando *grep* nesse arquivo.

Porém, surgiu uma duvida.
Quando eu tiver que alterar (pois inserir pode-se usar o append) um
registro, tenho sempre que re-escrever o arquivo inteiro?

Ainda nao fiz nenhum teste, mas queria a dica de vocês (que provavelmente ja
tiveram bancos maiores)

--
Renato Santos
http://www.renatocron.com/blog/