[SP-pm] [OT] MySQL em ambiente redundante !?

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Fri Jun 18 13:34:26 PDT 2010

Em 18/06/10 15:09, Solli Honorio escreveu:
> Pessoal,
>
> Estou iniciando um projeto que surgiu uma dúvida sobre a
> infra-estrutura de MySQL. Como não tenho experiência neste ambiente
> resolvi abusar de vocês, na verdade eu iria conversar com alguns
> amigos (que espero que respondam neste post) mas achei que seria
> interessante compartilhar isto com todos.
> (...)

Solli,

A primeira pergunta é escolher qual o comportamento esperado pelo
cliente, e qual o preço que deseja pagar por ele.

Para duplicar os dados como forma de "backup" utilizando DRBD, RAID e
etc... o teu preço é o downtime e o trabalho dos DBAs caso tenha algum
tipo de falha, com alguns bancos é até possível automatizar algumas
tarefas, mas não acredito que seja o caso do MySQL na pratica...

Dependendo da responsabilidade que você quer ter sobre os dados, o teu
aplicativo pode se preparar para resolver conflitos em um ambiente que é
/consistente eventualmente/ (EC).

Mas, me parece que tua dúvida é para obter uma consistencia realmente
forte, no qual aí interessante falar sobre o algorítimo de Paxos
(http://en.wikipedia.org/wiki/Paxos_algorithm) que ajuda a desenvolver
melhor mentalmente a ideia do ambiente necessário.

Com este tipo de pensamento, o preço a ser pago é a latência em resolver
as transações entre o cliente e o servidor, porém existe um projeto para
MySQL que implementa algo neste sentido, que é o galera *.

http://www.codership.com/products/galera_replication

* Eu não tenho experiência com ele.

Meus centavos,
-Thiago Rondon