[SP-pm] Vergonha de fazer perguntas bobas (was [OT] Formação universitária dos membros da lista)

Solli Moreira Honorio shonorio at gmail.com
Thu Jun 3 15:55:39 PDT 2010

On Jun 3, 2010, at 6:29 PM, Flávio R. Lopes wrote:

> Pessoal, boa tarde!
> Tenho acompanhado algumas Threads e notei que muitos dos membros, digamos, mais "velhos" desta lista por muitas vezes discutem (ou postam links sobre) assuntos "avançados" que demonstram/exigem bastante conhecimento e "bagagem".
> [...]

Compartilhar conhecimento é o principal motivo da existência do grupo, e isto só é possível através das perguntas. Não existe pergunta boba, mas certamente existe comportamento bobo. Cada um dos 'velhos' aqui tem o maior prazer em ajudar no desenvolvimento profissional dos membros do grupo, mas nós sentimos no direito de exigir a contra-partida. Exigimos que quem pergunte, o faça de uma maneira correta e construtiva, que ajude no desenvolvimento dos demais, pois a colaboração também ocorre na pergunta.

Não deixa de aprender alguma coisa apenas pela vergonha de perguntar, aí sim você estará tendo um comportamento bobo. O nível técnico desta lista é altíssimo, e ao mesmo tempo acessível e paciente, que dificilmente você encontraria (ou contra) no teu ambiente de ensino, então use a lista, mas com moderação :D ....

Solli M. Honório