[SP-pm] [OFF-TOPIC] Empresas que usam perl e a disponibilidade de profissionais

Thiago Rondon thiago at aware.com.br
Thu May 20 06:54:50 PDT 2010

Em 20/05/10 09:53, Khaoz escreveu:
> Bom dia,
>
> Hoje pela manhã estava discutindo com um colega o fato de ser
> empregado ou abrir empresa orientada a negócios online, quando o
> assunto tecnologias usadas entrou no meio, afirmei que apesar de não
> dominar o perl/catalyst estudava e investiria nele em um negócio
> próprio, quando ele fez a afirmação:

Eu tenho uma empresa que desenvolve aplicativos, não apenas para web. Em
relação a tecnologias, eu tenho casos de utilização em relação a
linguagem hoje: PHP, Python, Ruby, C e Perl.

Utilizo bancos de dados, como Oracle, MySQL, PostgreSQL, SQLite,
memcache, ...

Quando você trabalha para obter um faturamento constante e crescente,
você acaba sendo orientado não a "tecnologias" e sim em soluções. Não
existe bala de prata. Procure a melhor a solução ao seu modelo de
negócio nas tecnologias disponíveis.

Mas, quero fazer uma observação. Cada tecnologia, plataforma, comunidade
possuem suas próprias características, e que o entendimento completo
dela pode lhe dar novas visões sobre o negócio, e o que posso falar é
que a comunidade, a cultura e a linguagem Perl te oferecem algo
interessante para quem esta começando o seu próprio negócio, não apenas
pela linguagem, mas pelo aprendizado da cultura de que existem muitas
maneiras de se fazer algo.

Possuímos comunidades ao redor do Perl, desenvolvendo soluções
opensource semelhante a produtos de empresas grandes com alto custo de
implementação, aí que te pergunto... Não vale apena ficar ligado ? :-)

Uma outra observação... Evite aprender uma tecnologia para empregar na
solução de um cliente, não aprenda sobre demanda. Seja pré-ativo,
aprenda tudo o que puder antes de o problema estar na mesa, pois quando
ele estiver, você não vai poder perder tempo com a tecnologia, ela será
o seu martelo, e quando você tem vários martelos, com certeza a sua
solução ficará mais barata financeiramente e o cliente ficará mais
contente com sua eficaz.

> "Se tu quer algo nessa área, investe em PHP. Disponibilidade de
> hospedagem a preços baixos e profissionais com uma certa abundância."

Como disse, acredito que isto depende restritamente ao seu modelo de
negócio, eu já trabalhei muito tempo com PHP em um produto, pois ele
tinha que funcionar para 'vários clientes' rapidamente e com a estrutura
já contratada. O que me levou em conta ? Disponibilidade de hospedagem,
mudanças por parte do cliente e etc...

*Em alguns casos*, você querer implementar uma nova cultura, nova
tecnologia e até novos gastos na sua solução, não faz sentido.
> E realmente o que ele fala tem um certo fundamento.

Sim, por que o modelo de negócio, e principalmente mental dele esta
procurando características que se encaixam melhor neste cenário.

Mas, uma observação. CULTURA faz toda diferença em um profissional de
tecnologia, é como falar da escalabilidade, muitas pessoas preferem
'enfiar hardware' na solução "pois é barata" e pagar menos para um
profissional de tecnologia. Porém aí é matemática, em alguns casos
hardware faz uma diferença tremenda, principalmente contabilizando a
manutenção dela, aí vai de cada um fazer uma curva em relação aos seus
gastos e analisar até quando é lucrativo gastar com infra-estrutura e
até quanto é lucrativo gastar com mão de obra.

> Conheço várias empresas onde o modelo de negócio gira todo em torno do
> php (para não citar java também) e elas faturam bem e conseguem
> profissionais facilmente. A questão desse profissional ter qualidade
> ou não, não representa problema pois a curva de aprendizado do php é
> mais curta do que o perl/catalyst (eu acho, ao menos), apesar do
> resultado final ser melhor.

Sim, denovo. Se o modelo de negócio exige robôs-programadores e não
programadores, aí realmente é melhor partir para soluções como esta.
> [...]
> perl é de alguém procurando emprego mas a minha questão é, como vocês,
> donos de empresa lidam com a situação. Direciono a pergunta
> principalmente, mas não exclusivamente, ao Thiago e ao Geovanny, que
> acredito ser o proprietário da Eutsiv, que são as duas empresas que
> sei que usam perl nos seus empreendimentos. Como esta a questão de
> localizar, contratar e treinar profissionais. Vocês tem colhido bons
> frutos ? Eu estou enganado e existe disponibilidade de profissional ?
> A questão de valores de infraestrutura é empecilho em algum situação ?

A comunidade é o melhor local para encontrar profissionais, e não só em
Perl. Eu dificilmente contrato alguém por currículo (alias, acredito que
nunca fiz isto), sempre estou observando quem posta e-mails na lista,
discute em um canal de IRC, faz contribuições para projetos, pois é um
test-driver gratuito que o modelo opensource oferece ao mundo corporativo.

Agora, existem dois lados: Pensar como empresário e pensar como
programador. Empresário sempre vai pensar na matemática financeira,
senão ele vai falir. Programador deve sempre aumentar a sua caixa de
ferramentas. :-)

Meus centavos,
-Thiago rondon