[SP-pm] sobre arquivos .pm

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Sun May 16 19:29:04 PDT 2010

Só pra começar...

Por favor, formule de forma completa e com detalhes as suas perguntas.
Ninguém aqui tem bola de cristal pra 'prever' sobre o que vc está falando
exatamente, e por que, então vamos lá.

1) O que é teste.pm??

2) A primeira vista, parece que vc está tentando fazer um 'use teste', mas
perl não está encontrando a sua classe teste.pm. Então, posta o seu script,
e diga onde está o famigerado teste.pm, e tente explicar o que você quer
fazer exatamente.

3) Quando você tenta usar um módulo, por padrão Perl vai tentar encontrar no
diretório corrente onde vc chamou o script, e depois nos diretórios-padrão,
nesse caso:

/usr/local/lib/perl5/5.8.8/i686-linux /usr/local/lib/perl5/5.8.8
/usr/local/lib/perl5/site_perl/5.8.8/i686-linux
/usr/local/lib/perl5/site_perl/5.8.8 /usr/local/lib/perl5/site_perl

Se o teu módulo não está em nenhum desses lugares, então você deve ser
explícito e dizer ao perl onde procurar. Como fazer isso?:

Recomendo fortemente que você comece lendo isso aqui:

$ perldoc lib

Se não tiver o perldoc instalado, tente esse endereço:
http://perldoc.perl.org/lib.html

Cheers!

André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl