[SP-pm] Como "ler" uma array que está dentro de um bloco "privado" ?

Wendel Scardua wendelscardua at gmail.com
Fri May 7 09:45:20 PDT 2010

2010/5/3 "Flávio R. Lopes" <flavio.lopes em links.inf.br>

> 2) No caso do teste do "IF", *se a condição é verdadeira*, ou seja, se é
> possível pingar um IP, ele não deveria ser retornado dentro do primeiro
> bloco do "IF" ??...E na verdade o que acontece é que a condição (que é
> veradadeira) me é retornada só no bloco do "else".

system() não devolve "verdadeiro se pingou, falso se não pingou". Ele
devolve 0 se o programa rodou ok, e um código de erro se o programa deu erro
(e quem define o que é esse valor é o programa, se ele foi feito direito). E
perl entende 0 como falso e não-0 como verdadeiro.  Logo,  if (system ("ping
....") )  = "se houve problema ao pingar, faça isso..."

[mas já mencionaram um módulo que faz o ping, então não precisa mesmo usar o
system - só achei melhor explicar o que está acontecendo nesse ponto]