[SP-pm] Res: Pirataria de Livros, aqui não! [Was: Boas Vindas ao Igor]

Carlos Eduardo Langoni ce.langoni at gmail.com
Wed Apr 7 06:43:31 PDT 2010

Prezados,

Eu concordo com todo mundo, pois no final das contas todos estão certos.
Concordo também que a arbitrariedade facilita/mascara as coisas.
Concordo mais ainda que se você copiou o autor deve ser recompensado
na medida da sua utilidade.
Entretanto como recompensar o autor?
Como podem ser criados mecanismos que auxiliem o monitoramento e o
cumprimento de contratos, para evitar casos como o do autor do livro
de LISP que o Blados postou a pouco?

O Acesso ao livro é difícil para muitos, principalmente devido aos
custos, mas também devido ao fato de que pequenas cidades não contam
com livrarias, ou quando tem não podem ser grande o suficiente para
atender a todos os assuntos.

Acredito que a venda de publicações feitas com menor qualidade pode
ser um começo, ou o direito do autor divulgar, disponibilizar e
comercializar cópias digitais de baixo custo possam ser um começo.
Quando eu falo que se eu pudesse comprar os livros que eu gosto por R$
5,00 (exemplo tah?) em formato digital, eu não iria mais procurar
cópias ilegais, todo mundo ri de mim.

Existe um comodismo no "gratuito", filmes, seriados, músicas.
O mercado exige mudanças em todos os aspectos mas as grandes
corporações, as grandes editoras, produtoras e etc não querem fazer o
investimento necessário para isso e ficam apenas falando em pirataria
isso, pirataria aquilo.

Concordo com o Luis independente do grupo ter o patrocínio da
O'Reilly, é complicado cobrar ética de um ambiente onde ela não
existe, e de fato não devemos criar este tipo de motivação em nenhuma
lista que participamos, podemos até fazer (duvido de quem diga que
nunca fez), mas divulgar é assinar que concorda com a desvalorização
dos autores, e ajuda a criar um ambiente onde a produção cultural (não
só de material técnico) tende a ser cada vez menor.

Abraços a todos!