[SP-pm] Obtendo MAC Address

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Mon Jan 18 14:51:15 PST 2010

    eutsiv> Eu n~ao quero na verdade autenticar, eu quero associar o MAC
    eutsiv> address apenas para saber em qual lugar (micro) o usu'ario
    eutsiv> est'a.

    Uma péssima idéia, a pilha de protocolos é projetada para você
    trabalhar na camada adequada. No seu caso, autenticação é uma
    funcionalidade da camada de aplicação, ou seja, você não pode mecher
    na camanda de transporte, nem na camada de internet nem na camada de
    enlace (http://en.wikipedia.org/wiki/Network_stack) porque a
    configuração pode mudar nesses níveis a qualquer momento. Se você
    está usando Catalyst, implica que a sua aplicação usa HTTP e você só
    pode trabalhar com esse protocolo. Se a sua aplicação assumir que os
    usuários tem MACs e que eles são variáveis e independentes a sua
    aplicação VAI QUEBRAR num futuro próximo e ninguém vai saber te
    ajudar porque a última coisa que alguém vai assumir é que você tá
    usando uma estratégia tão absurda pra fazer autenticação.

    Além disso, qualquer script kiddie sabe manipular a camada de enlace
    pra enrolar o teu sistema de autenticação. A forma típica de se
    identificar usuários com um nível de segurança razoável é fazer a
    sua aplicação trocar tokens de sessão com o cliente. Sendo uma rede,
    não é trivial identificar a origem das requisições remotas feitas
    à sua aplicação. Felizmente, o Catalyst tem um plugin de
    autenticação que faz tudo isso pra você e é trivial de ser
    implantado, chama-se Catalyst::Plugin::Authentication.

--
   Eden Cardim       Need help with your Catalyst or DBIx::Class project?
  Code Monkey                    http://www.shadowcat.co.uk/catalyst/