[SP-pm] Por que Perl não emplaca?

Blabos de Blebe blabos at gmail.com
Sat Dec 12 07:30:58 PST 2009

Nrm 8 nem 80 Champs,

Não estou sendo contra dar apoio a quem tem potencial, muito pelo
contrário. Só acho que *somente* isso não basta.

É muito mais fácil garimpar talentos do que fazer Perl ser avaliada de
forma justa nas empresas.

Não estou falando para deixarmos de lado toda a carga cultural da
comunidade. Independentemente das intempéries, a comunidade se mantém,
por causa de sua cultura. Eu vejo isso como uma espécie de "Nação
Perl". Um povo e sua cultura.

Por outro lado, na minha opinião, já passou da hora de darmos uma passo a mais.

Precisamos tornar Perl viável para o mercado geral e não somente para
os nichos que dão a sorte de ter gurus.

Nesse aspecto eu apoio a idéia do Ruosso e do Mago de tentar levar
Perl para dentro das empresas "comuns". E vejo isso como uma passo a
diante e não como uma passo em outra direção. E sim, temos que
continuar a garimpar talentos.

Como vários já disseram aqui com mais propriedade que eu, temos pelo
menos dois problemas:

1) Não ter programadores Perl qualificados o suficiente. Do ponto de
vista de quem contrata, pra que começar um novo projeto em Perl se não
tem profissionais disponíveis ou se os profissionais bons que existem
vão cobrar 10mil/mes?

Por outro lado, quem arrisca contratar programador que não está
preparado, vai quebrar a cara e botar a culpa na linguagem.

2) Não ter empresas que apostem em Perl o suficiente. Do ponto de
vista de quem está estudando e precisa pagar as contas, aprender Perl
pode ser um investimento caro demais, visto que pode não dar retorno a
curto prazo.

O problema 1 é fácil de resolver a gente já faz isso pouco a pouco, o
2 nem tanto.

Concordo com o Nuba que não temos que enfiar Perl goela abaixo, mas
também não podemos abandonar os potenciais Monges, seja guiando, seja
tentando criar oportunidades.