[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Fri Dec 11 17:53:55 PST 2009

2009/12/11 Nuba Princigalli <nuba em fastmail.fm>:
> Epa,

> (comportamento messianico)--
>
> A nossa parte é trabalhar para que a comunidade brasileira de Perl seja
> parte de um ecossistema saudável, junto com a academia e o mercado. E
> facilitar para que, dado um problema, as pessoas possam considerar o uso
> do Perl em seu toolkit para resolvê-lo, de forma esclarecida. E é isso,
> a nossa responsabilidade acaba aí, não temos que presumir que ninguém
> seja incapaz de decidir por si, defendendo seus interesses.

Concordo plenamente: $nuba++;

> Uma pessoa que decide aprender uma linguagem em função da quantidade de
> vagas postadas no Ceviu, no Catho, de fato vai ficar mais satisfeita
> estudando linguagens mais mainstream. Veja a violência da sua suposta
> benevolencia, Blabos. Dado o objetivo declarado - apreender algo que
> atenda ao maior número de vagas de um determinado tipo no mercado - a
> melhor ação é de fato estudar o que aparece com mais frequência. O
> objetivo primário dessa pessoa nesse cenário não é apreender Perl, é
> maximizar empregabilidade imediata como programador no mercado de
> [...]

Se a questão for meramente financeira, eu vejo que o resultado de
ficar nas linguagens mainstream é _exatamente_ ao contrário do que nós
que estamos mais focados em nixos. Eu vejo muitas vagas para
.Net/Java, porem, 99.9% delas pagam muito abaixo do que pagaria para
um Perl Monger no mesmo nível. Lei simples de mercado explicam isso.

> E nem é o nosso objetivo enfiar o Perl na goela de ninguém, isso não faz
> parte do ecossistema saudável, de decisões informadas, que na minha
> visão é o que a gente quer construir. Lembrando que em um sistema
> saudável os ciclos positivos, virtuosos, se reforçam sozinhos.

Exato.

Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>
http://blog.emresumo.com