[SP-pm] Por que Perl não emplaca? [was Vantagens!]

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Fri Dec 11 06:17:12 PST 2009

2009/12/11 Blabos de Blebe <blabos em gmail.com>:

> Um pouco de cada...
>
> Essa é uma "desculpa padrão".

Não é desculpa, é fato. Quantas vezes você já não viu isso, não
somente do Perl, mas de uma série de outras linguagens? Leia o meu
primeiro email novamente, acho que vai ficar mais claro na segunda
leitura.

> "Oh, Ninguém adota Perl porque alguém escreveu scripts mal feitos."

"Ninguém" adota Perl porque tem medo. Porque viu maus exemplos com o
tempo e acha que é mais fácil usar uma linguagem mais restritiva. Não
tiro a razão destas pessoas. Não existe bala-de-prata.

> Eu só cutuquei um pouco, pq, (não que vc tenha feito isso) "tirar do
> meu e por no seu" é muito fácil.

Ahh, ok.

> Alunos e iniciantes vão se pautar nisso pra escolher pra onde derivar
> sua carreira.

Ótimo, o mercado é exatamente assim. Aqui nós servimos de exemplo e
que fique o exemplo de que cada um _é_ responsável pela sua carreira e
o seu futuro. Ninguém mais.

> Como líderes, nós somos sim responsáveis por isso.
>
> "Por que eu vou estudar Perl, se só tem vaga pra .NET?"

Eu estou estudando Scheme (LISP) há meses e eu tenho certeza que eu
não vou me colocar profissionalmente com isso, e nem pretendo. Faço
isso porque eu sei que LISP vai me transformar em um programador
melhor, com novos truques, novos conceitos. The Pragmatic Programmer.

Será que Perl também não serve para isso?

> Eu tenho certo receio disso.
>
> Me lembra uma frase que ouvi há um tempo atrás de um programador Java:
>
> "Os arianos do Perl. Se acham a raça pura e que todo resto não presta."

Nínguem esta se achando melhor do que ninguém. O fato e que somos
"reservados", entenda isso como você quiser.

Quem está chegando a lista hoje não é porque a empresa tem um projeto
gigante para ser feito em Perl, com raríssimas excessões. É porque tem
interesse real na linguagem.

> A qualidade foi tanta que o evento não se pagou.

Não se pagou mesmo. Perl é lingugem de nixo atualmente, é até esperado
que tenhamos poucas pessoas incialmente, porem, para o próximo ano
estamos tentando evitar esta situação. O resultado deste ano não
indica desespero, ao contrário do que você está mostrando.

> Embora eu nem sempre concorde com o Mago, me decepciona o fato de ele
> ser criticado por tentar levar Perl para dentro das empresas, enquanto
> a "comunidade" (ênfase nas aspas) fica brincando de hacker.
>
> Essa arrogância de "Uh, como faço parte de um grupo seleto", "Oh, como
> sou melhor que os outros" me envergonha.

Estas são as suas frases? Não são as minhas.

> Não é nada pessoal, nem to chamando ninguém aqui de arrogante ou
> estúpido, mas estou vendo crescer esse sentimento nos últimos meses e
> isso me preocupa muito.
>
> "Grande poder trás grande responsabilidade"
> Tio Ben

Exato. Pela natureza de Perl ela existe uma responsabilidade que nem
todo mundo está afim de arcar com ela.

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>