[SP-pm] Padre x EPIC (era: IDE EPIC)

breno breno at rio.pm.org
Tue Nov 24 07:10:47 PST 2009

2009/11/23 Thiago Glauco Sanchez <thiago em nerdsland.net>:
> Caros colegas do monastério:
> Após um bom tempo trabalhando com Gedit, decidi pesquisar IDEs para Perl.
> Estou testando o EPIC, que me parece muito boa. Tentei utilizar o Padre
> mas parece que ainda não está muito boa.
> Os colegas com mais experiência podem recomendar alguma IDE gratuíta para
> desenvolvimento em Perl?

Pessoal,

como muitos de vcs sabem, Gabriel Vieira e eu fazemos parte do time de
desenvolvedores do Padre, uma IDE escrita em Perl 5 e que, embora
tenha apenas um ano de existência, já possui muitas features, como
coloração de sintaxe (highlighting), agrupamento de código (code
folding), auto-completar, perldoc integrado, algumas opções de
refatoração (como extrair subrotina) e muitos plugins (Catalyst,
PerlCritic, Git, entre outros), além de tradução completa para o
português.

http://padre.perlide.org

Ainda não chegamos no nível de um Eclipse (no caso, EPIC), Komodo ou
de um Visual Studio, que possuem equipes dedicadas e anos de trabalho
a nossa frente. Mas procuramos sempre usar isso em nosso favor,
identificado os pontos fortes e fracos, as "killer features" e os
problemas, de cada um deles, para que possamos deixar o Padre cada vez
melhor. A árvore de navegação em diretórios, por exemplo, foi tirada
do Komodo, enquanto "abrir recurso" e "acesso rápido ao menu" vieram
do Eclipse+EPIC.

Sendo assim, como parece que tem muita gente por aqui que usa EPIC (e
outras) gostaria de saber:

   * o que a sua IDE tem de melhor? Qual feature vc não troca por
nada? E de pior, o que te incomoda?

E, aos que ficaram com a sensação de que o Padre "ainda não está muito
bom", outra pergunta:

   * o que vcs sentem que falta? O que fez vcs torcerem o nariz? Qual
o fator impeditivo para experimentar ou usar no cotidiano?

Obrigado!