[SP-pm] [ Was: Boas vindas a Diana ] Now: World vs. Java

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Thu Nov 19 09:38:12 PST 2009

> Lindolfo "Lorn" Rodrigues to saopaulo-pm
>
> Scala é uma linguagem funcional e orientada a Objetos ( Sim, Perl já tem
> isso mas não vem a o caso ).
> A "compatibilidade" dela com Java ( ela foi escrita em cima da JVM, você
> pode usar QUALQUER modulo/pacote/whatever de Java direto em Scala )
> torna interessante para aquele projeto/cliente que quer que a coisa seja
> em Java.
> Você pode ter um site todo em Scala, depois é só gerar o .war e carregar
> no Tomcat que vai funcionar normalmente. Eu ainda não testei, mas
> acredito que o twitter utilize Scala assim (
> [...]

Bem colocado Lorn.

Porem, eu iria mais longe. No caso de, se você precisa fazer um backend
de aplicação que seja escalável, Scala é uma _ótima_ opção, e não só
para continuar com as exigências de um cliente.

Devemos lembrar que existem ótimas bibliotecas para Java, nem todas elas
são compatíveis com Scala, porque não seguem todos os conceitos de
escalabilidade, ou seja, se vc usar algumas delas o seu software não
"scala" (mas isso é outro assunto).

A JVM é o melhor presente que a Sun nos deixou (no quesito Java), ela
tem mais de 10 anos de otimizações e de melhorias, e agora existe muita
gente concluindo que para usar a JVM não é mais necessário usar Java.
Veja os exemplos de Scala, JRuby, etc. A própria Sun já assumiu que a
linguagem está ultrapassada, é excessivamente descritiva e improdutiva.

P.S.: A parte funcional de Scala é um tesão ;-).

um abraço,

--
Otávio Fernandes <otaviof at gmail.com>
http://blog.emresumo.com