[SP-pm] Boas vindas a Diana

Eden Cardim edencardim at gmail.com
Thu Nov 19 08:24:35 PST 2009

    Jorge> Eden, Quais os principais motivos que te levam a classificar
    Jorge> Java como "linguagem ruim"? Fiquei curioso com sua afirmação.

O Java implementa mal o paradigma a que se propõe. Faltam as principais
coisas que fazem o paradigma OO ser interessante: sobrecarga de
operadores, roles e introspecção.
Além disso o foco da linguagem, como o Nilson já mencionou, é proteger o
desenvolvedor dele mesmo, invés de favorecer a expressividade da solução,
e mesmo assim, não adianta, porque com algumas linhas adicionais você
fura o bloqueio do mesmo jeito e aí não faz sentido usar Java. O que eu
tenho visto na prática é que quem escreve escreve 5 linhas de Java pra
escrever um "hello world" bem protegido, escreve mais 2 pra ganhar um
pouco mais de liberdade. É daí que vem os Design Patterns (que se o
(Daniel Ruoso)++ me permitir citá-lo, eloquentemente rotulou de
"Gambiarras Documentadas") pra driblar os limites que a linguagem te
impõe.
Além disso não tem closures e a definição de portabilidade do Java é
"compile once, debug everywhere" (mais uma jóia do Ruoso), além
disso... bah, deixa eu ir trabalhar senão vou passar a tarde toda
escrevendo.