[SP-pm] Boas vindas a Diana

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Thu Nov 19 07:09:24 PST 2009

2009/11/19 Jorge Augusto Senger <jasenger at gmail.com>:
> Quais os principais motivos que te levam a classificar Java como
> "linguagem ruim"? Fiquei curioso com sua afirmação.

Acho que o fato é que Java não foi feito pra ser uma linguagem "boa",
no sentido no qual nós normalmente consideramos boa.
O principal atributo de Java é tentar ser o mais fool-proof possível
de maneira a limitar o dano possível por um desenvolvedor ruim.
Além disso, a linguagem tem uma cultura de modularização excessiva, o
que é ruim, mas é melhor do que modularização zero (como acontence com
os desenvolvedores ruins de Perl que eu já encontrei por aí).

Java não é expressiva como nenhuma das linguagens dinâmicas e nem
tenta ser. Aliás, pra quem gosta da "cultura" Java e quer uma
linguagem boa, deveria procurar sobre Groovy.

Pra bons desenvolvedores,  eu acho que é perda de tempo usar Java:
você poderia fazer mais rápido usando outras linguagens. Mas eu não
tenho coragem de sugerir Perl a alguém que eu noto que não é um dos
melhores desenvolvedores que eu conheci. Enquanto a pessoa pode passar
despercebida no mundo Java.

-Nilson Santos F. Jr.