[SP-pm] Enc: Re: Ajuda no módulo EndnoteStyle

Lucas S. Buchala lucasbuchala at gmail.com
Thu Oct 22 10:29:48 PDT 2009

(Ressalva: nunca usei o EndNote e muito menos o Biblio::EndnoteStyle,
portanto o que eu disser são apenas suposições. Mas vamos lá...)

O pacote da distro é o
http://search.cpan.org/CPAN/authors/id/M/MI/MIRK/Biblio-EndnoteStyle-0.05.tar.gz
Se vc baixar ele e descompactar, vc vai encontrar o arquivo de teste
no diretório t/

Dando uma olhada na documentação, me parece que ele não faz isso que
vc quer... ler um arquivo .enw. Talvez ele só seria útil se vc já
tivesse as estruturas de dados em memória. Do arquivo de teste, temos:

@tests = (
[ ";Author: ", ";Taylor: ", "author provided" ],
[ ";`Author`: ", ";Author: ", "author quoted" ],
[ ";Title: ", "", "title empty" ],
etc...
)

Agora, entende o que digo com "estruturas de dados em memória"?

Da documentação do método format:

"Formats a reference, consisting of a hash of fields, according to an
Endnote-like template. The template is a string essentially the same
as those used in Endnote"

As palavras que me chamaram a atenção foram "Endnote-like" e
"essentially the same". Viu, talvez não seja bem igualzinho ao
EndNote, mas semelhante.

Hum... o arquivo é orientado a texto, menos mal, né. Se fosse binário
a coisa complicava.

Bom, infelizmente acho que vai ter que ser na mão mesmo (ou talvez vc
encontre uma biblioteca para ler e manipular arquivos .enw, mas em
outra linguagem, e não Perl)

Resumindo, fico com a opinião de:

* exportar para XML, analisar sua estrutra e escrever um programa para
realizar o trabalho (que seria apenas imprimir as partes que vc quer,
né?); ou
* escrever um parser para esse formato de arquivo texto. daí vc teria
a estrutura de dados em memória e daí sim poderia passar para o
Biblio::EndnoteStyle