[SP-pm] substituindo arquivo.txt

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Fri Oct 16 00:08:07 PDT 2009

2009/10/16 Leonardo Gerheim <general_andrade em yahoo.com.br>:
>        Alguém poderia me dar uma dica se existe uma forma e como seria para
> eu substituir um determinado conteúdo de um arquivo sem importá-lo para um
> vetor?

Se você quiser fazer uma simples substituicao, pode fazer com um one-liner:

perl -pi.bkp -e 's/foo/bar/g' arquivo.txt

As opcões -p -e 's/foo/bar/g' significam mais ou menos o seguinte:

while (<>) {
   s/foo/bar/g;
}
continue {
   print;
}

A opcao -i faz a alteracao "in-place", salvando um backup com extensão ".bkp".

O one-liner é muito bom para substituicões simples que precisam ser
realizadas apenas uma vez. Se você precisar fazer algum processamento
mais complexo é melhor fazer em um script.

Nelson