[SP-pm] módulo para remover conjunções, preposições etc

jimmy jimmy.tty at gmail.com
Wed Oct 7 06:33:04 PDT 2009

On Mon, Oct 05, 2009 at 03:00:48PM -0300, Vinícius Baggio Fuentes wrote:
>    Não conheço nada sobre isso especificalmente em Perl, mas se ajudar, o
>    termo técnico
>    para o que você quer é "remoção de stopwords", pode ajudar na busca.
>
>    Se vc cair no Do it yourself, nesse texto de um ex-professor meu tem uma
>    lista de stopwords:
>    www.icmc.usp.br/~taspardo/NILCTR0213-Pardo.pdf
>
>    []s
>    Vinicius Baggio Fuentes
>    http://www.vinibaggio.com

achei interessante também nesse documento a parte que fala de stemming
(também não sabia que tinha nome pra isso ...), e achei no cpan 2
módulos que estou a olhar nesse momento:

Lingua::Stem::Pt
Lingua::PT::Stemmer

que ajudam a encontrar a "raiz" de uma palavra.

--
"Não manejo bem as palavras
Mas manipulo bem as strings."