[SP-pm] Reconhecimento de padrões em linguagem natural

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Oct 1 07:44:32 PDT 2009

> Mas ainda me resta uma duvida um tanto cruel...
> Na verdade este conteúdo não deveria ser tratado pelo próprio sistema para
> que o mesmo pudesse de fato ser considerado inteligente?

“The question of whether a computer can think is no more interesting
than the question of whether a submarine can swim.” (Edsger Dijkstra)

O seu programa nunca será tão inteligente quanto o interlocutor; mas
ele ainda assim tem vantagens, como o acesso instantâneo a uma base de
dados de informacoes.

Eu recomendo comecar simples, com um arquivo XML, e apenas depois de
ter o bot em funcionamento, pensar em maneiras de atualizar a base de
dados através de uma interface "conversacional".