[SP-pm] Reconhecimento de padrões em linguagem natural

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Thu Oct 1 02:37:30 PDT 2009

> Gostaria de saber se alguém já mexeu com algo parecido e poderia me dar uma
> luz ou algum desenvolvedor mais experiente poderia me dar idéias de que
> [não] usar.

Eu tive alguma experiência prática com chatter bots, e a melhor dica
que eu posso te dar é:

"Um bom chatter bot é 90% conteúdo e 10% programacão."

Em outras palavras, se você tiver 100 dias para desenvolver o projeto,
vale mais a pena investir 10 dias para escolher/programar um engine, e
90 dias para "treiná-lo".

Eu escrevi "treiná-lo" entre aspas porque esta atividade não tem nada
de inteligência artificial; esqueca redes neurais.

O treinamento consiste em colocar o chatter bot "em campo",
conversando com algumas pessoas, de forma a ter feedback real do seu
público alvo.

Uma equipe de redatores (ou uma pessoa) é responsável por analisar os
logs e escrever novas respostas.

Não recomendo usar uma base de dados relacional, pois os dados são
essencialmente hierárquicos. A melhor solucão é dividir os dados em
vários arquivos XML, agrupados por tópico ou contexto.

Portanto: escolha uma engine e comece a criar conteúdo.

Boa sorte!

Nelson