[SP-pm] Apresentação + duvida

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sat Sep 26 02:54:19 PDT 2009

Cleiton Souza wrote:
> Olá pessoal, boa tarde.

Olá, Cleiton. Seja bem-vindo à nossa lista de discussão. A gente costuma
dizer boas vindas aos novatos, manualmente, um por um. Você foi mais
rápido do que eu, por isso não vai ter email de boas-vindas separados.
;) Espero que você não se incomode.

> *[root em SVLMFW01 ~]#
> /usr/local/nagios/libexec/plugins-scripts/check_oracle_health --connect=LAB
> --mode=tnsping
> CRITICAL - cannot connect to LAB. install_driver(Oracle) failed: Can't
> locate DBD/Oracle.pm in @INC [...]
> Perhaps the DBD::Oracle perl module hasn't been fully installed,
> or perhaps the capitalisation of 'Oracle' isn't right.
[...]
> [...]
> Enter 'h' for help.
>
> cpan[1]> m DBD::Oracle
> CPAN: Storable loaded ok (v2.15)
> Going to read '/root/.cpan/Metadata'
>   Database was generated on Thu, 24 Sep 2009 15:27:05 GMT
> Module id = DBD::Oracle
>     DESCRIPTION  Oracle Driver for DBI
>     CPAN_USERID  DBIML (DBI Mailing Lists <dbi-users em perl.org>)
>     CPAN_VERSION 1.23
>     CPAN_FILE    P/PY/PYTHIAN/DBD-Oracle-1.23.tar.gz
>     UPLOAD_DATE  2009-04-29
>     DSLIP_STATUS MmcO? (mature,mailing-list,C,object-oriented,)

Hum. Parece que o módulo não está instalado (por isso esta última linha
diz "INST_FILE (not installed)". Isto é condizente com a mensagem de
erro que você tem quando roda o seu script, Cleiton.

> Alguém da lista já passou por algum problema parecido, tem alguma dica,
> documento ou site que eu possa encontrar algo??

Eu tenho várias dicas. Mas acho que as mais importantes já foram dadas:

* Leia a documentação do André Carneiro sobre o assunto:

http://www.perl.org.br/Artigos/ReceitaAndreCarneiro2008x12x08

* Aprenda a usar o CPAN direito (digite "man CPAN" ou "perldoc CPAN" no
seu terminal)

* Leia e compreenda as mensagens de erro que você recebe

* Quando falar de Oracle, certifique-se de que todas as variáveis de
ambiente necessárias estão corretamente declaradas (eles tem muitas e
são chatas)

* Leia o How To Make Questions - The Smart Way (Eric S Raaymond). Tem
uma versão em pt_BR aqui que deve resolver para você:

http://br.geocities.com/cesarakg/smart-questions-pt_BR.html

Espero que estas coisas ajudem.
Putamplexos!