[SP-pm] Performance Perl X Java

Andre Carneiro andregarciacarneiro at gmail.com
Tue Sep 22 06:17:31 PDT 2009

Eu já acho que é uma questão de equilíbrio, e olhares diferentes para casos
diferentes. Não adianta nada ter um montão de grana para gastar em hardware,
se os desenvolvedores não conseguem aproveitar o máximo desse recurso, por
não cuidarem direito da arquitetura do sistema(não importa a linguagem). Por
outro lado, se a arquitetura é boa, e escalável, será que vale a pena
refazer tudo em outra linguagem só para ganhar pouco ou muito em desempenho,
e/ou economizar em hardware(se esse realmente for o problema)? Nem de longe
acho que esse tipo de análise seja algo simples.

Para a maioria dos casos, as empresa não tem recursos financeiros
amplos(mesmo levando em consideração que realmente o hardware hoje é bem
mais acessível que a dez anos atrás), e nesse caso, a arquitetura do
sistema(incluindo a escolha da linguagem), parece ser(ao meu ver), bem mais
importante, já que não há recurso para gastar em hardware, mesmo ele sendo
'barato'. Mas isso pode levar a outras questões como mercado de trabalho,
por exemplo. Se eu escolher criar os sistemas da minha empresa em linguagem
X, eu consigo mão-de-obra tão facilmente quanto em Y,Z ou N? Quanto pode me
custar isso a médio e longo-prazo? Como eu posso mensurar isso? Quanto me
custa um profissional da linguagem X e Y, e quanto isso me dará de retorno ?
O quanto eu gasto de manutenção em sistemas da linguagem X, ou Y?

É claro que um sistema bem-feito, escalável, com um desempenho adequado gera
menos custo independentemente de qualquer linguagem, mas quanto com a
linguagem X e quanto com a linguagem Y ?? Mas um, ou mais profissionais
capacitados para isso, quanto me custará? Quanto me economizará no futuro?
Para falar a verdade acho que ninguém hoje pensa nisso no momento de
escolher a linguagem. Principalmente nas empresas menores. O termo que
domina é simplesmente 'o mais barato' e pronto(salvo as exceções).

Cheers!

--
André Garcia Carneiro
Analista/Desenvolvedor Perl