[SP-pm] WWW::Curl::Multi

Nilson Santos Figueiredo Jr. acid06 at gmail.com
Wed Sep 9 09:32:21 PDT 2009

2009/9/9 jimmy <jimmy.tty at gmail.com>:
> esse trecho é interessante porque eu já ouvi coisas do tipo:
>
> "threads em perl!? porque você não usa uma linguagem de verdade?"

Exatamente. Pra quem vem de outras linguagens algo como "não suporta
threads direito" soa *muito* retrógrado, principalmente considerando
que pra boa parte das outras pessoas simplesmente usar Perl já soa
retrógrado. Nós sabemos que essas coisas não verdade. Infelizmente, o
resto do mundo, não.

Tem gente que pensa: "Se eu estou ganhando meu dinheiro, problema é
deles - eu ganho mais que eles".
Mas lembrem-se que desenvolvedores de COBOL também são bem pagos.

Eu, particularmente, sinto uma satisfação pessoal maior em saber que
estou ganhando mais por ser um profissional, ao invés de ganhar mais
simplesmente porque sou "o único que sabe mexer com aquilo" (aquilo,
no caso, é Perl). Tem gente que não liga pra isso, mas eu sei que tem
também muita gente que liga.

> e também já tinha ouvido falar tão mal de threads em perl que
> provavelmente não me arriscaria a usá-las, agora vou passar a fazer
> uso delas se julgar necessário.

Acho que todas as vantagens e desvantagens foram citadas já neste
thread. É só voce não inventar de usá-las em Perl 5.10.0 (acho que o
bug sério já está corrigido na 5.10.1).

Acho que o ponto forte mesmo de threads é a API extremamente mais simples.
Mas simplesmente migrar de forked processes "crus" pro módulo forks
disponível na CPAN já pode ser bom o suficiente, pois a API é a mesma.

-Nilson Santos F. Jr.