[SP-pm] Entendendo Protótipos

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Tue Dec 23 06:58:24 PST 2008

breno wrote:
> [...]
> só o "muito limitado".
>
> Talvez eu tenha deixado (mal) subentendido que estava falando de
> protótipos "tradicionais" quando disse que a declaração não envolvia o
> nome da variável e sim o símbolo do tipo esperado, mas foi pq achei
> que o Daniel estava se referindo a eles pelo próprio exemplo que usou
> (daí minha sugestão do Method::Signatures). Talvez não tenha ficado
> tão claro quando disse "e permitem" e não "e permitem (entre outras)".
> Talvez eu tenha escrito rápido demais. Talvez vc tenha lido rápido

O que está errado aqui é a documentação do Perl, e faz muitos anos. Mas
"todo mundo sabe" e ninguém se preocupa mais em explicar coisa nenhuma
sobre esta "feature" complicada e obscura da linguagem, que apenas um
número muito limitado de gente usa ou entende corretamente. A escolha do
nome é históricamente o mais problemático, mas eles já podiam ter
corrigido a documentação pelo menos...

> De qualquer forma, o seu ERRADO poderia ter sido facilmente
> substituido por COMPLEMENTANDO ou mesmo EXPLICANDO MELHOR, ou
> simplesmente omitido por completo. Mas aí não seria vc, não é mesmo?
> :-)

O meu errado não era para você, mas para a documentação. Eu fui o ogro
de sempre em não ser específico, mas eu já tinha uma vaga idéia de
quanto precisava escrever depois daquilo... falei "depois eu volto e
arrumo" e esqueci completamente... :)

> Parabéns pela completa e didática explicação posterior. Apesar de ogro
> vc tem muito mais paciência do que eu.

É um balanço, Breno... a gente tem umas coisas boas e outras ruins para
compensar. Todo ser humano é assim. E, apesar do nome tirado dos
contos-de-fadas, eu sou humano. ;)

Fico feliz em saber que alguém gosta do que eu escrevo.
Putamplexos.