[SP-pm] ER para separar o primeiro e o último campo de um registro.

Wagner Arbex arbex at arbex.pro.br
Mon Dec 22 08:37:42 PST 2008

Prezados Monges... estou com um pequeno prob com ERs e tenho certeza de
que é trivial, mas agarrei.

Vou dar um exemplo simplificado. Tenho um arquivo com vários registro
que pode ser, por ex:

1         ABC X Y CDA 40
5         XYZ - U BBB  0
8         --- T C CTT 80

E gostaria de gravar um arquivo com:

1,40
5,0
8,80

O que eu preciso é ler esse arquivo e separar o primeiro e o último
campo para gravá-los em outro arquivo, seria +-

while ( <ARQ1> ) {
   chomp;

   my $primeiro = $_;
   $primeiro =~ s/\s.*//;  # OK... esse funciona.

   my $ultimo = $_;
   $ultimo =~ s/.*\s.+$//; # Bom, aqui eu não sei qual a ER a ser usada.

   print ARQ2 "$primeiro,$ultimo\n";
}

Além de me ajudarem com a ER, todas as sugestões para eu melhorar o
código, conhecer novas estruturas, formas de fazer etc são muito bem vindas.

[]s e, desde já, obrigado.
--
   Wagner Arbex
   Doutorando em Engenharia de Sistemas e Computacao - COPPE/UFRJ

   Vendo notebook - http://www.arbex.pro.br/