[SP-pm] Referências

Daniel de Oliveira Mantovani daniel.oliveira.mantovani at gmail.com
Fri Nov 14 20:02:51 PST 2008

Por incrível que pareça eu achei pelo em ovo, o livro da Deitel existem
coisas aproveitáveis, bom estou estudando referência antes de continuar meus
estudos em em Perl Orientado a Objectos, quero tirar uma dúvida.

  1 #!/usr/bin/perl
  2 use strict;
  3 use warnings;
  4
  5 my @array = qw(pato porco cavalo galo vaca);
  6 my %hash = ( pato => "quac",
  7         porco => "oinc",
  8         cavalo => "rinch",
  9         galo => "co-coro-co-coo",
 10         boi => "muuu",);
 11
 12 my $arrayReferencia = \@array;
 13 my $hashReferencia = \%hash;
 14
 15 sub returnReferencia {
 16   return \@array;
 17 }
 18
 19 print ${returnReferencia()}[0];
 20 print $$arrayReferencia[0]

Para imprimir uma referencia você precisa derreferenciar( no livro ta
escrito assim juro )

Existem duas maneiras que eu conheço:
print $$hashReferencia{ pato }
ou
print $hashReferencia->{ pato }

no caso de uma sub rotina se faz que nem na linha 19, eu sei fazer, só que
eu não sei o porque!

Alguém pode me dar uma explicação técnica?

Obrigado

[]'s

"Você sempre pode achar uma prática muito boa verificar suas referências,
senhor!"
Dr.Routh

--
print
"\x54\x68\x65\x20\x53\x69\x6c\x65\x6e\x74\x20\x47\x75\x61\x72\x64\x69\x61\x6e",$/

( Procuro emprego CV:
http://www.4shared.com/file/71236573/2c80149/curriculo.html )