[SP-pm] HERE-DOCS: Forma culta ? Quando usar ?

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Thu Nov 13 13:31:46 PST 2008

Nelson Ferraz wrote:

> Na minha opinião printf() e sprintf() são duas funções bastante
> úteis, não tanto para interpolação, mas para formatação.
>
> Vale a pena aprender e usar.

Depois de aprender a usar printf() e amigos em C, Lisp, e Perl, eu posso
afirmar que sim, é uma função útil. Mas eu não recomendo a ninguém que a
use, até que seja absolutamente necessário.

É que eu estou cansado de ver gente fazendo coisas absurdas como usar
sprintf() para formatar texto, e depois usar printf() para imprimir o
texto que foi formatado na linha anterior:

my $texto = sprintf( '% dias %d meses', $d, $m );
printf( '%s', $texto );

Também estou cansado de ver gente que acha que printf() é a solução dos
problemas da humanidade, e acha que o print() não é bom para nada:

printf( '%s', qq{string interpolada com $variaveis que poderia ser
impresa sem printf().\n} );

Assim, até que a necessidade apareça, eu procuro dizer que as pessoas
tem de aprender a usar o print.

Claro, isso pode estar relacionado com o fato de eu ser um velho ranheta
e meio gagá. Ou não.

Putamplexos.