[SP-pm] a minha duvida passo a passo

breno breno at rio.pm.org
Thu Nov 6 05:04:52 PST 2008

Acho que podendo separar é sempre melhor. No caso, como o Nelson
falou, a idéia seria usar o SQL::Library em vez de um módulo que
represente a base (como o Luiz já faz).

A principal vantagem que vejo para o S::L é a de que as pessoas se
sentem muito mais confortáveis trabalhando em seu próprio nicho e, se
hoje o DBA domina Perl, amanhã pode não ser mais verdade. Assim, ele
terá muito mais confiança para trabalhar em cima das queries e muito
menos medo de quebrar alguma coisa. Fora que fica mais fácil achar
erros (de um lado ou de outro). Não fiz testes de benchmarking para
avaliar o overhead disso. Mesmo que seja alto, acredito que realmente
vale a pena nem que seja apenas no ambiente de desenvolvimento, antes
de eventuais otimizações para produção.

[]s

-b