[SP-pm] Boas Vindas ao Felipe Gregório

breno breno at rio.pm.org
Sun Oct 26 07:17:49 PDT 2008

Bem-vindo, Felipe!

Perl possui uma série de frameworks para desenvolvimento Web, alguns mais
simples e "diretos" como Titanium (antigo CGI::Application -
http://search.cpan.org/perldoc?Titanium), outros mais robustos porém com
curva de aprendizado mais alta, como o Catalyst (www.catalystframework.org),
e outros em algum ponto no meio desse caminho, como Jifty (www.jifty.org) e
Gantry (www.usegantry.org). Em Perl tem sempre mais de uma maneira de se
fazer as coisas - liberdade de desenvolvimento para um desenvolvimento
prazeroso e que melhor se adeque aos seus problemas :-)

Se você conhece a linguagem, pode ir direto a algum deles. Senão, é sempre
mais recomendado conhecer antes um pouco sobre Perl (que é uma linguagem de
uso geral, não só para Web), aprender a usar o CPAN e sua shell e, como o
foco é Web, brincar um pouquinho com o módulo CGI (
http://perldoc.perl.org/CGI.html) e com alguns modelos de templating como o
Template Toolkit (www.template-toolkit.org) ou o HTML::Template (
http://search.cpan.org/perldoc?HTML::Template).

No mais, divirta-se! E, como disse o Champs, não deixe de usar e abusar da
lista caso tenha quaisquer dúvidas (ou respostas para as dúvidas dos outros)

[]s

-b