[SP-pm] BR-Linux, Perl e Trolls

breno breno at rio.pm.org
Mon Oct 20 11:54:56 PDT 2008

2008/10/20 Otávio Fernandes <otaviof em gmail.com>

> Em Perl, não existem muitas empresas que vestem esta
> camisa, é um movimento mais voltado para o mundo acadêmico, e,
> conseqüentemente, pouco adotado pelo mundo corporativo.

Não sei se concordo com essa avaliação. Não acho Perl voltado para o mundo
acadêmico e, mesmo que fosse, não vejo isso como uma consequência para
linguagem qualquer ser pouco adotada pelo mundo corporativo. Ao meu ver, se
mais pessoas saíssem da faculdade e cursos técnicos sabendo (bem) Perl, mais
a linguagem seria adotada - ou ao menos considerada - no mundo corporativo
(mais profissionais qualificados, mais visibilidade, menos mitos ou
mal-entendidos).

Muitas empresas adotam e usam Perl em atividades críticas de seus negócios -
no Brasil e no mundo. Mas as atividades back-end de tratamento de
informações (na qual Perl excede todas as linguagens que conheço até o
momento) não costumam receber os holofotes, e por isso a visibilidade do
Perl é baixa para quem não está diretamente envolvido nesse nicho. Como diz
a Perl Foundation, o "P" é de "Prático" e, adaptando um pouco o que disse o
Champs, "prático" muitas vezes não passa a solidez e segurança que muita
gente gosta de ter (comummente amarrada a "apenas uma forma de se fazer as
coisas" (em vez de TIMTOWTDI) e a estruturas "faça o que eu digo
explicitamente" (em vez de DWIM)).

[]s

-b