[SP-pm] BR-Linux, Perl e Trolls

Otávio Fernandes otaviof at gmail.com
Mon Oct 20 11:02:59 PDT 2008

Alexei,

2008/10/20 Alexei Znamensky <russoz em gmail.com>:

> Otávio, não sei eu entendi direito, mas você está sugerindo que isso é por
> causa dos trolls? If yes, desculpe, americanos, ingleses e alemães são muito
> menos "delicados" na conversação que nós brasileiros, logo it makes no sense
> to me.

Não, não por causa dos Trolls, mas sim pela nossa cultura, ao menos
por parte dela.

> [...]
> conteudistas da mídia são sensacionalistas, você tem uma imprensa vendendo
> balas de prata para um público ansioso por comprá-las.
> 1b. Vamos fazer uma aposta: assim que começar a sair (se é que já não saiu,
> eu não tenho acompanhado) reportagens na Info Exame, na própria Exame, e em
> outras revistas com um viés levemente mais genrecial, dizendo que Ruby dá
> muito dinheiro, que os sistemas em Ruby estão sendo usados por X, Y e Z
> (escolha grande instituição de renome mundial da sua preferência), todo
> mundo (aqui no Brasil e lá fora também) vai querer pegar um pedaço?

Já estão querendo pegar um pedaço. E assim como Java no passado, estão
surgindo muitas empresas para apoiar o desenvolvimento com esta
tecnologia. Em Perl, não existem muitas empresas que vestem esta
camisa, é um movimento mais voltado para o mundo acadêmico, e,
conseqüentemente, pouco adotado pelo mundo corporativo.

> [...]
> acho que seja um nicho muito pequeno, pelo contrário, acho que tem espaço
> para fazer muita coisa, mas eu posso te garantir que, Perl jamais vai ser
> uma linguagem "popular", justamente porque os motivos pelos quais Perl é uma
> fantástica ferramenta não são os motivos que atraem os populares, e várias
> outras ferramentas têm esse apelo, o que irá atrair a grande massa.
>
> Com certeza deve parecer um discurso elitista, mas esse status já está aí,
> foi causado pelas circunstâncias, e na minha humilde opinião, não vai mudar

Perl é "elista" sim, pois exige do programador uma base sólida, sem
contar a curva de aprendizado... assim como o Luís falou.