[SP-pm] apostilas

breno breno at rio.pm.org
Wed Oct 15 07:37:54 PDT 2008

Danilo,

uma pergunta feita desse jeito dificilmente trará bons resultados...
Recomendo a leitura de documentos como:

http://www.catb.org/~esr/faqs/smart-questions.html
(tradução em: http://www.istf.com.br/?page=perguntas)

http://support.microsoft.com/kb/555375
(tradução em: http://support.microsoft.com/?scid=kb%3Bpt-br%3B555375&x=12&y=8)

seguindo algumas boas práticas tenho certeza que terá suas respostas
muito mais rapidamente (e sem perder "la ternura").

Sobre a sua pergunta em si, entenda que Perl é uma linguagem de
programação de uso geral e, embora funcione muito bem com a Web (em
mais sentidos do que sonha nossa vã filosofia), não é uma linguagem
*para* web (ou *apenas para* a web). Se você não sabe HTML, CSS nem
Javascript, Perl provavelmente não vai te ajudar muito nisso e
recomendo que leia material à parte antes de pensar numa linguagem
para sites dinâmicos (seja Perl ou qualquer outra).

Para aprender Perl em si, recomendo que conheça a linguagem
minimamente antes de seguir para a Web. Há muita documentação para
iniciantes, e vc pode começar aqui:

Esse foi feito pelo Nelson e é voltado para quem não tem muita
experiência com programação:
     http://www.perl.org.br/Artigos/PrimeirosPassosEmPerl

Esse é um guia de introdução ao Perl que faz parte da documentação
oficial e foi traduzido pelo Igor:
     http://www.perl.org.br/Perldoc/V500807/Perlintro

Depois deles, para seguir seu caminho até a Web, você pode ler a
documentação do módulo CGI (http://perldoc.perl.org/CGI.html) e
brincar um pouco com ele e alguns módulos auxiliares como CGI::Ajax,
TemplateToolkit e HTML::Template. Se você for dedicado pode chegar
aqui em menos de uma semana, mas lembre-se de praticar com calma para
fazer bons programas (para web ou não).

Depois, quem sabe com um pouco mais de experiência e dependendo da
necessidade de seus sites dinâmicos, você possa escolher um framework
de desenvolvimento Web (MVC e cia.) como Titanium, Jifty, Gantry ou
Catalyst (em ordem crescente de complexidade emho). Até lá vc já terá
brincando bastante com Perl e sites web para perceber também a
eventual necessidade de trabalhar com bancos de dados usando módulos
como DBI/DBD ou orm's como DBIx::Class. Mas, qdo vc chegar aqui, será
você respondendo emails de iniciantes =)

Boa leitura, e lembre-se de usar as listas de discussão sempre que
tiver dúvidas (ou puder ajudar outras pessoas).

[]s

-b