[SP-pm] Manual Perlboot

Nelson Ferraz nferraz at gmail.com
Sat Oct 4 23:28:05 PDT 2008

2008/10/5 Daniel de Oliveira Mantovani <daniel.oliveira.mantovani em gmail.com>:
> Agora to percebendo quanto é simples ler o manual,

Daniel,

Parabéns! Você acaba de dar um passo enorme na sua carreira como
programador. A partir de agora, e cada vez mais, você saberá caçar as
informações de que precisa.

> mas infelizmente meu
> inglês não é lá essas coisas, não que eu não tente, ou não treine, o Google
> Translate, bom digamos que fica mais coerente com o meu inglês.

Isso é mau. Considere a hipótese de entrar num curso intensivo de
inglês -- de 6 meses, que seja -- para, pelo menos, ganhar alguma
fluência na leitura. Depois disso você poderá continuar se
desenvolvendo a partir da leitura da documentação original, e
iniciará, então, um ciclo virtuoso de aprendizado.

> Pedindo de uma forma delicada.
> Sei que estão ocupados se não já tinham feito, mas só lembrando... podem
> traduzir o resto por favor, afinal ajudaria tantos incontáveis outros.
>
> http://www.perl.org.br/Perldoc/V500807/Perlboot

Obrigado por nos apontar uma página que você gostaria de ver traduzida.

Só por curiosidade, como está o seu conhecimento de orientação de
objetos -- independente da linguagem? Pergunto isso porque talvez seja
bom começar com os conceitos de OO, antes da implementação específica
em Perl.

Depois de conhecer os conceitos de OO, você poderá o Class::Accessor,
ou outro módulo similar, para gerar toda a infraestrutura do módulo
automaticamente.

Exemplo:

  package Employee;
  use base qw(Class::Accessor);
  Employee->mk_accessors(qw(name role salary));

Em outro módulo qualquer:

  my $mp = Employee->new({ name => "Marty", role => "JAPH" });

  my $job = $mp->role;  # gets $mp->{role}
  $mp->salary(400000);  # sets $mp->{salary} = 400000 (I wish)

[]s

Nelson

--
Nelson Ferraz

Free Software Foundation Associate Member #3203
Projeto Software Livre Brasil (www.softwarelivre.org.br)
Sociedade Perl do Brasil (www.perl.org.br)
Rede Livre de Compartilhamento de Cultura Digital