[SP-pm] ORMs

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Sun Sep 28 23:25:35 PDT 2008

André Walker wrote:
> Acabei de voltar da PGCon, e conversei com David Fetter. Perguntei o que
> ele achava de ORMs, como a DBIx::Class. Ele disse que as coisas são tão
> boas no Unix porque cada ferramenta é muito boa em uma coisa, mas ORMs
> não são assim. No final, acabam dando mais trabalho. Parece que havia um
> consenso lá que ORMs em geral (o Hibernate foi muito citado) só deixavam
> o programa mais pesado e limitavam o potencial do banco.
> DBA's não gostam muito delas então. E os programadores Perl? Já vi um
> artigo do Champs falando sobre CGI::Application, Class::DBI e Template
> [...]

O Champs está amargamente arrependido de ter escrito aquele artigo, mas
o Champs era jovem e idealista naquela época. Agora que eu sou velho,
pobre, feio, e ranzinza, eu recomendo que você faça o que o Fetter
indicou, e evite usar ORM o mais que você puder.

Especialmente os quebrados, como o Class::DBI (eu escutei isso da boca
do Michael Schwern, o desenvolvedor original do Class::DBI).

Agora, para fazer um protótipo rápido, uma prova-de-conceito, os ORMs
podem ajudar muito (já que dispensam o tempo de pensar sobre o modelo de
dados e escrever uma camada de código para acessar o teu banco de
dados). Para isso, e se você puder garantir que o ORM nunca vai chegar
na produção, eu diria que eles podem ser úteis.

Bom, talvez não no Brazil, onde gambiarra é regra e todo mundo pressiona
para usar a prova-de-conceito como programa de produção, e culpa o Perl
por ser muito lento...

Meus $0.02.
Putamplexos.