[SP-pm] Ajuda para utilização do Perl

Solli Honorio shonorio at gmail.com
Mon Sep 15 10:25:24 PDT 2008

Hubert,

Tenho boa experiência com Perl sobre Windows e acho que posso ajudar, mas eu
preciso entender algumas coisas antes:
* Qual distro de Perl vc está utilizando ?
* Como você instalou os módulos ?

2008/9/15 Hubert Thomaz Neto <hubert.thomaz em gvt.com.br>

> [...]
> agradeço se puderem me auxiliar com a dificuldade que estou enfrentando para
> executar um script Perl em um servidor Win2000 Server.
>

> Tenho um script que roda num Desktop e está executando perfeitamente.
> Instalamos o Perl em um Servidor MS Win2000 Server no drive D:\PERL. Mudamos
> no script a linha que indica do drive C:\PERL para D:\PERL.
>
> Quando executa no entanto está indicando um erro: " Can't locate
> Class/Date.pm in @INC ..."
>
> Então, normalmente esta mensagem está relacionado ao fato de que o módulo
não está acessível. Eu não entendi o que você quis dizer com 'Mudamos no
script a linha que indica do drive C:\PERL para D:\PERL.'. O teu script
utiliza o caminho do diretório do Perl ? Você pode postar este pedaço do
código ? Pq a principio não faz muito sentido isto, pois para carregar um
código é só utilizar o 'use Class::Date;'

> parece que não encontra a CLASS::DATE.PM. A questão é que a biblioteca est
> á na pasta embaixo de D:\PERL. Será que é necessário adicionar um PATH na
> máquina para encontrar o arquivo?
>
> Li algo sobre instalar a Class-Date? Preciso fazer isso?

Cara vai depender da distro de perl que vc está utilizando. Para Windows eu
recomendo o Active Perl (
http://www.activestate.com/store/download.aspx?prdGUID=81fbce82-6bd5-49bc-a915-08d58c2648ca
).

 Agradeço pelas dicas, ou sugestão onde posso encontrar a solução para este
> problema.

Alternativas :
* tenho um script e preciso distribui, como posso fazer ? Utilize o PAR para
fazer a distribuição dos scripts sem precisar 'instalar' o perl nos
servidores, o tempo de load é maior mas para o mundo MS dá um sensação de
facilidade.
* Não tenho problema de instalar no servidor windows, que disto utilizar ?
Eu recomendo o Active Perl (ele é free, o valor no site é para outros
produtos), pois ele tem uma boa quantidade de módulos já compilado e de
fácil instalação.
* A quero entender o quê está ocorrendo exatamente. Eu recomendo fortemente
as ferramentas do SysInternals (www.sysinternals). Lá tem um monte de
ferramentas que qualquer sysadmin de Windows deveria conhecer de olhos
fechados. Dê uma olhada no FileMon que ele vai lhe informar em qual
diretório o teu script está tentando pegar o módulo.

 Grato,