[SP-pm] Criar Sub Rotinas

André Garcia Carneiro andre.garcia.carneir at terra.com.br
Mon Sep 15 05:00:30 PDT 2008

De: saopaulo-pm-bounces+andre.garcia.carneir=terra.com.br em pm.org
Para: saopaulo-pm em mail.pm.org
Cópia:
Data: Fri, 12 Sep 2008 22:27:10 -0300
Assunto: [SP-pm] Criar Sub Rotinas

> Olá pessoal estou aprendendo CGI, para futuramente aprender Catalyst, não
> entendi a lógica de criar Sub Rotinas:

E eu não entendi a lógica de se aprender CGI antes de aprender Catalyst...mas tudo bem!

> #!/usr/bin/perl
>
> use strict;
> use warnings;
> use CGI qw( :standard );
>

> print header(),start_html("Simple Life Corp");
> print align();
> print end_html();

Sugiro que você comece a pensar em usar templates. Existem vários sistemas de template em Perl. Eu gosto do
Template Toolkit(http://www.template-toolkit.org). Porque eu estou te falando nisso? Simples, porque é uma boa
prática tentar separar código perl, ou da linguagem que for do código HTML.

Uma boa metodologia para fazer isso é MVC(http://pt.wikipedia.org/wiki/MVC).

> sub align
> {
> my $align = ();
> return "<p align=center>$align</p>"
> }
> Olhe o start_html(), detnro dele posso por meu título, quis criar um
> parecido s´o que com <p align=center> nao deu muito certo, gostaria de uma
> orientação.
> Obrigado.

Humm.. Não entendi o que você quer muito bem mas, novamente, parece que o intuito aqui é usar cgi para
construir o que costumamos chamar de 'views'. Isso não é uma boa prática. Misturar código com HTML vai tornar
sua vida bem mais complicada, mesmo que seja através de uma classe tão bacana como o CGI, do perl.

De qualquer forma eu não entendi muito bem o seu problema, se você faz questão de aprender CGI desse jeito,
poderia me explicar melhor o problema? Assim poderia ajudar.

Cheers!

André Garcia Carneiro
Developer(Perl/PHP)