[SP-pm] Boas vindas ao MrBits

MrBiTS mrbits at linuxmasters.info
Thu Aug 21 03:44:31 PDT 2008

Luis Motta Campos wrote:

> Gente, vamos dar as nossas calorosas boas vindas ao MrBits, ao que
> parece um profissional carioca conectado com o Júlio Neves e a turma do
> Bash.
>
> MrBits, seja muito bem vindo, meu caro. A lista é sua, (ab)use á
> vontade. E não tenha medo do ogro mau, todo mundo sabe que é só fachada. ;)
>
> Agora, aproveitando que você já está aí, conta para a gente:
>
> 1) como encontrou a lista?
> 2) como e em que você usa Perl no seu dia-a-dia?
>
> Putamplexos.

Salve, Salve, lista

Na verdade, peço desculpas por não me apresentar devidamente. A vida no engenho não deixa a gente fazer as coisas mais simples. Só
chicote :)

Na verdade tenho ligações com o Júlio Neves e a turma toda do Bash, onde modero a Shell-Script no Yahoo Grupos, mas sou de Sampa.
Costumo dizer lá que sou Justo. Nem bom, nem ruim. Acho que vou me dar bem com o Ogro Mau.

Além disso, vivo no mundo Unix desde 1986, quando eu era uma tenra criança de 15 anos ( completos em 26 de setembro daquele ano ).
De lá para cá tive minha quota de diversão (sim... tecnologia pra mim é diversão e, se der pra ganhar uns dinheirinhos com isso, não
vou chorar) em ambientes desde Mainframes ( Easytrieve, COBOL, Natural, ADABAS, DB2 ), MS-DOS (Clipper, C, Pascal, Basic, DBase,
Foxpro), Windows (VB, Delphi), Xenix ( COBOL com bases de dados ISAM e Novel-Btrieve) e, desde 1993, quando fiz meus primeiros
acesso à internet, Linux, BSD, Solaris, AIX, HP-UX e virtualmente qualquer coisa que tivesse um cheiro de X no meio, usando ksh,
bash, C, perl, php, lisp, smalltalk e, um pouco mais recentemente, python. Os javistas que me perdoem, mas não acredito em java
enquanto linguagem economicamente viável, e acho JBOSS e adjacencias muito ruim.

Faz tempo que sou associado da perl-br do mesmo Yahoo-Grupos, mas a lista não tem moderadores e tem praticamente zero de atividade.
Procurei, então, uma lista interessante, ativa, bem moderada e focada, e queria também que fosse regional. Acabei encontrando vocês.
A primeira impressão foi muito boa.

Trabalho há 8 anos em uma empresa que desenvolve um software para gerenciamento de publicidade online. Posso dizer sem medo de errar
que 99% dos usuários da internet brasileira são, diariamente, impactados pelo meu trabalho direto. Sou tecnólogo de PD pela FATEC-BS
e estou Gerente de TI para a América Latina dessa empresa. Tenho uma equipe de suporte/desenvolvimento pequena ( são 5 pessoas, no
total ), já que o desenvolvimento do software é feito em Israel, e utilizamos perl para a maioria das análises e customizações que
temos no produto. Como ele é baseado antes em logs e, só após um processamento batch, em banco de dados, perl mostrou-se a escolha
natural para trabalhar com arquivos diários da ordem dos 30, 40GB de texto. Temos bases de dados MySQL de 200 GB e perl/DBI
mostrou-se poderoso também para manipulação desses dados. Shell-script entra na história às vezes fazendo trabalhos rápidos, que não
justificam escrever em perl, visto que há mais natureza unix em uma única linha de shell do que em 10.000 linhas de programas em C.
Ferramentas como sed e awk ajudam bastante.

Mantenho um sitezinho com alguns artigos e pensamentos sobre software livre e sou absolutamente adepto de segurança e privacidade de
dados. Todas as minhas mensagens serão assinadas com minha chave pública GPG/PGP e eu prefiro receber mensagnes criptografadas.
Agradeço a quem quiser me enviar sua chave pública e tenho uma política de assinar chaves após a troca de fingerprints e de uns
copos de chope.

Acho que é isso. Espero trocar bastante experiências com vocês.

- --

Um abraço

.0. MrBiTs - mrbits at linuxmasters.info
..0 GnuPG  - http://keys.cardboard.net:11371/pks/lookup?op=get&search=0xAC37715A6DD1F186