[SP-pm] Ajuda básica

Luis Motta Campos luismottacampos at yahoo.co.uk
Wed Jul 23 02:39:07 PDT 2008

Alexandre Tashima wrote:
> Olá, Acabo de me inscrever na lista porque tenho algumas dúvidas
> básicas sobre Perl. Estou começando a aprender a linguagem porque
> tenho interesse em bioinformática e Perl me pareceu muito
> interessante para a área. Bom, estou com uma dúvida básica e não sei
> se este é o meio adequado para resolvê-la, mas vamos lá.

Sem problemas. Todo mundo aqui gosta de ajudar. Mas por favor tente não
se repetir ;) O pessoal gosta quando os novatos dão sinais de que estão
progredindo.

> Comecei a fazer alguns programas e usando o comando open para abrir
> um arquivo, me aparece a seguinte mensagem de erro:
>
> syntax error at read_prot.pl line 12, near "open" Execution of
> read_prot.pl aborted due to compilation errors.
 > O programa que escrevi é do exemplo 4.5 do livro Beginning Perl for
 > Bioinformatics:

O pessoal (ou você mesmo?) já resolveu isso, mas eu quero acrescentar
duas coisas:

1) parabéns por escolher livros da O'Reilly. Eles são os melhores para o
pessoal que começa em Perl.

2) A O'Reilly tem errada dos livros online, esta aqui é a do teu livro:

http://oreilly.com/catalog/9780596000806/errata/

Pode valer à pena dar uma espiada e tentar marcar as páginas com erros
no seu livro. Vai te salvar de muita bateção de cabeça num futuro
próximo... ;)

De qualquer forma, foi um ótimo começo. Dos melhores que eu já vi aqui,
e olha que eu sou um "ancião" nesta lista... :D

Putamplexos!